Integração de Sistemas em Indústrias

A cada dia que passa, fábricas estão se tornando mais inteligentes, e para que este desenvolvimento resulte em crescimento para as indústrias é preciso que exista integração de sistemas nas plantas e processos produtivos.

Tudo isso está acontecendo pois a geração de dados, capacidade de armazenamento e processamento destes dados causada pelas tecnologias da Indústria 4.0 é uma realidade.

Com o objetivo de utilizar estes dados de forma realmente estratégica, é preciso que um sistema de gerenciamento empresarial seja utilizado, assim garantindo a conexão de todos os pontos.

Neste artigo você vai entender as principais vantagens e benefícios de garantir uma integração de sistemas em indústrias, bem como os principais sistemas que realizam gerenciamento industrial e quais as tendências para o futuro.

Por que utilizar um sistema de gerenciamento industrial

O dia a dia em uma indústria pode ser bastante desafiador pois é preciso ser cada vez mais eficiente, diminuir custos e garantir a qualidade dos produtos. Uma das atitudes que devem ser tomadas para garantir o sucesso nas fábricas é realizar o gerenciamento industrial utilizando um sistema.

Ao utilizar um sistema de gerenciamento industrial, gerentes recebem informações em tempo real, funcionários realizam mais atividades em menos tempo, e os clientes ficam satisfeitos com o atendimento e qualidade dos produtos.

Dessa forma, é possível observar o crescimento do negócio a partir de melhores indicadores e outras mensuráveis de sucesso que a empresa tenha.

Para ficar ainda mais claro destacamos aqui 4 vantagens que indústrias que utilizam sistemas de gerenciamento industrial possuem:

1. Padronização e integração dos processos

Uma grande vantagem de utilizar um sistema de gerenciamento industrial é a possibilidade de deixar os processos mais simples, padronizados e integrados.

Desde o estoque de matéria-prima até a produção de relatórios, estes sistemas atendem todas as necessidades das indústrias. Inclusive, a integração de todos os processos existentes em cada um dos departamentos é algo que requer bastante atenção e planejamento, para que os resultados sejam realmente positivos.

Com a utilização de um sistema de gerenciamento industrial, todas as pessoas envolvidas na cadeia de produção possuem a mesma informação.

Por isso, a partir de uma única ordem de produção é possível que um vendedor informe o status de produção de algum produto, enquanto que um gestor consegue identificar o que cada operador está produzindo diariamente.

2.    Redução dos índices de erros e retrabalho

Com processos padronizados e integrados, uma das consequências positivas é a redução de índices de retrabalho, afinal todo o departamento de produção está conectado com as outras áreas da empresa.

Por isso, é possível extrair dados históricos, tendências de relatórios, entre outras informações que sejam necessárias para evitar repetição de problemas, erros e necessidade de refazer alguma etapa do processo.

3.    Diminuição dos custos

Em um primeiro momento o investimento para adquirir e customizar um sistema de gerenciamento industrial pode até ser considerado alto, porém como todos os processos estarão otimizados ao máximo, consequentemente haverá diminuição de custos depois de pouco tempo.

Pequenos indicadores como quantidade de papel utilizado e manutenções de impressoras, por exemplo, são os primeiros a serem impactados.

Além disso, um sistema de gerenciamento industrial ajuda a melhorar a produtividade tanto dos funcionários, quanto dos equipamentos utilizados na fábrica. Ao realizar o planejamento de horas de funcionamento das máquinas, quantidade de matéria prima necessária e prazos para entregas aos clientes, todo o sistema produtivo se torna mais produtivo e gera menores custos.

4.    Segurança dos Dados

Um dos pilares da Indústria 4.0 é justamente sobre a importância de garantir a segurança de dados gerados, pois estes são uns dos maiores ativos das empresas atualmente.

Como os sistemas de gerenciamento industrial criam backups automáticos, a segurança dos dados é garantida.

Além disso, os sistemas disponíveis no mercado protegem as empresas utilizando antivírus e firewalls.

Considerando estas 4 vantagens já é possível perceber o quão importante é um sistema de gerenciamento industrial para as empresas. Por isso, é essencial usar estas ferramentas para que a sua indústria possa crescer de forma sustentável e garantindo o melhor aproveitamento das pessoas e equipamentos disponíveis.

Principais sistemas de gerenciamento industrial

O mercado Brasileiro é dominado por 2 grandes empresas que possuem sistemas ERP para gerenciamento industrial. São elas a TOTVS e a SAP.

TOTVS

A TOTVS é uma solução brasileira, e o sistema possui a vantagem de ser adaptado ao mercado brasileiro. Esta é a empresa com maiores resultados dentro do mercado brasileiro, principalmente considerando empresas de pequeno e médio porte.

SAP

Já a SAP é uma empresa da Alemanha que é líder global em solução de gerenciamento industrial, porém no Brasil fica atrás da concorrente brasileira. Contudo, a SAP domina o mercado de grandes empresas, enquanto que a TOTVS fica em segundo lugar.

IndustriALL

O sistema ERP Industrial desenvolvido pela IndustriALL é uma solução focada na integração de todos os sistemas e processos das indústrias pois entendemos que este é um requisito muito importante para o crescimento e desenvolvimento das empresas.

Como você já sabe, a integração de sistemas é um dos pilares da Indústria 4.0 que deve ser levado muito a sério pelas empresas.

Afinal, com este pilar bem estruturado é possível aprimorar o relacionamento entre as áreas de manutenção e operação, ter todas as informações em um só lugar, melhorar os processos decisórios e atingir resultados exponenciais.

Mas além do foco no pilar de integração de sistemas, a solução da IndustriALL é desenvolvida conforme as realidades e necessidades das indústrias, entregando aquilo que é esperado com alto valor agregado.

Importância da integração dos sistemas industriais (benefícios)

As indústrias que buscam se destacar no mercado e manter-se sustentáveis no futuro estão sempre trabalhando para estar em destaque, e em muitos casos isso se dá através da utilização da tecnologia no ambiente industrial.

Uma das soluções tecnológicas disponíveis hoje é a integração de sistemas, que permite que diferentes fontes de dados acabem em um mesmo sistema para que sejam avaliadas e utilizadas sempre que necessário.

Por esta característica de união de diferentes departamentos e áreas de uma indústria, possuir sistemas integrados possibilitam alguns benefícios como maior eficiência de custos e qualidade.

Portanto, uma indústria tecnológica e que coloca em prática os pilares da Indústria 4.0 como a integração de sistemas, tem disponível dados de planejamento, estoque, produção, vendas, recursos humanos e quaisquer outras áreas que existam.

O futuro da integração de sistemas na indústria 4.0

De modo geral, é possível perceber que a quantidade de dados gerados a todo o momento é muito grande, tanto em empresas quanto na rotina diária das pessoas. Isso gera a necessidade de unir todas as informações em sistemas para que possam ser avaliadas.

Em um contexto de indústria 4.0, essa situação só vai aumentar, sendo necessário agir para conseguir lidar com tudo isso.

Quando estes dados ficam soltos em diferentes locais, é muito difícil e trabalhoso realizar análises que realmente tragam insights para o ambiente produtivo.

Portanto, a utilização da integração de sistemas e o correto gerenciamento industrial são essenciais para manter indústrias no mercado, principalmente aquelas que já utilizem as tecnologias e a revolução industrial atual nas suas rotinas.

Você tem acesso aos diferentes dados gerados pela sua indústria? Compartilhe nos comentários sobre a sua experiência relacionada a integração de sistemas.

Adicionar comentário